domingo, 7 de junho de 2009

Semana +2

+23ºC.
Guiyang, China.

Poderão ficar espantados por este post ser escrito desde uma cidade chinesa.
Na verdade o João está, neste momento, no 9th International Conference on Mercury as a Global Pollutant, que decorre na China.

Ainda aguardamos a chegada a Lisboa das restantes amostras de Umiujaq, por isso as análises encontram-se paradas para serem tratadas todas de uma só vez.

Entretanto o João deslocou-se ao outro lado do mundo para, além de outros trabalhos, apresentar uma comunicação relacionada com os trabalhos efectuados no ano passado em Kuujjuarapik.
Esta comunicação está inserida numa sessão especial denominada Mercury in Polar Systems e pretende apresentar resultados relacionados com a distribuição do mercúrio na neve, no gelo, na água e nos sedimentos do Árctico.

Os resultados obtidos pretendem demonstrar que, tanto a neve como o gelo polar, acumulam mercúrio. Mais uma tentativa de levantar especial atenção para os ecosistemas polares na altura do degelo.
Grandes quantidades deste contaminante são, então, transportadas para os sistemas aquáticos ficando os organismos sujeitos a este input repentino.

Os trabalhos em curso de Umiujaq vão poder confirmar os resultados obtidos mais a Sul.

- Perspectiva de Guiyang -